Imagem capa - Pinus, tendência e sustentabilidade! por Studio Raphael Garcia
Interior

Pinus, tendência e sustentabilidade!

Algumas pessoas ainda acreditam que a madeira proveniente do Pinus não possui boas características. Esse conceito se deve às primeiras utilizações do Pinus no Brasil, por volta dos anos 80. O principal destino era a produção de celulose, não existindo cuidados para que a árvore fornecesse outros produtos.


Os métodos para tratar o Pinus na época eram limitados e os primeiros móveis que surgiram não agradaram – com a presença de imperfeições, nós e manchas azuladas (resultado do ataque de fungos). 

Para diminuir a pressão sobre as florestas naturais, o governo brasileiro passou a incentivar a plantação do Pinus – cultivado para abastecer o mercado de celulose, mas também de resinas e móveis. O rápido crescimento e a baixa exigência nutricional fazem do Pinus uma madeira competitiva – em substituição à madeira de Araucária.

Ao contrário do Brasil, que teve uma primeira impressão equivocada do Pinus, a Europa e os Estados Unidos consomem essa madeira sem receios. Não é à toa que boa parte dos móveis de Pinus produzidos no Brasil é exportada para esses continentes.

É certo que, a madeira de Pinus tem potencial para a produção de móveis com qualidade. Ao se conhecer sua anatomia e propriedades, o cultivo do Pinus foi aperfeiçoado, através de melhores técnicas de plantio e corte. Os nós, por exemplo, são retirados com uma otimizadora ótica de corte. Ferramentas adequadas, processos de secagem e tratamento transformaram o Pinus em uma madeira com qualidade de exportação. 



Destacamos conceituadas empresas que comercializam móveis de Pinus, a exemplo da Brasileira Tok&Stok e da sueca IKEA (com lojas no mundo inteiro). São empresas que promovem a responsabilidade social e comercializam móveis a preços acessíveis, com qualidade e design moderno. O atual movimento da sustentabilidade nos conduz ao consumo de madeiras mais viáveis e ecológicas. Por isso, na hora de comprar um móvel de madeira maciça, dê preferência aos de Pinus e Eucalipto, afinal, são móveis atraentes, de qualidade e que respeitam a natureza.


Foto capa: Banco reepa |  Guif

Fonte: globalwood.com.br